A Associação Portuguesa do Cavalo Sorraia foi constituída em 2020 por iniciativa de um grupo de apaixonados pela raça Sorraia, e tem por fim tudo quanto se relacione com a criação, preservação, melhoramento, valorização, promoção e estudo da raça Sorraia e a defesa dos legítimos interesses dos seus associados.
Nesse sentido, propõe-se assegurar a organização, manutenção e gestão do Livro Genealógico da Raça, bem como criar um serviço de acessoria técnica que oriente os criadores no que diz respeito ao padrão da raça, emparelhamentos mais adequados e troca ou venda de reprodutores, em Portugal ou no estrangeiro.
Propõe-se ainda promover e difundir a raça Sorraia, procurando obter a colaboração de outras entidades e promovendo o desporto equestre.
Paralelamente, encorajará os diversos trabalhos de natureza científica que têm vindo a desenvolver-se, dado o valioso património genético que está em causa e que interessa preservar, bem como às características únicas da população em questão, perfeito laboratório vivo no âmbito conservacionista.
A Associação Portuguesa do Cavalo Sorraia pretende, assim, dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Associação Internacional de Criadores do Cavalo Ibérico de Tipo Primitivo – Sorraia constituída em 1994 por iniciativa dos descendentes do Dr. Ruy d’Andrade e que manteve o Livro Genealógico da raça até 2018. É graças a esta Associação que a raça Sorraia, apesar das dificuldades que teve de enfrentar, chega aos dias de hoje preservada e com vigor, o que nos deixa imensamente gratos a todos os que nela participaram, em especial ao Eng. José Luís de Vasconcellos e Souza d’Andrade, seu grande impulsionador, cujo espírito estará sempre com o Cavalo Sorraia.


Pedido à DGAV de reconhecimento como associação de criadores da Raça Sorraia
